Velhos hábitos versus a necessidade de inovar

Através de um post curtíssimo no blog de Fabiano Caruso (um dos meus diversos achados na internet) cheguei até um artigo do New York Times chamado Can You Become a Creature of New Habits?

O artigo (de Janet Rae-Dupree) atribui o devido valor aos hábitos – que permitem que executemos grande parte das tarefas rotineiras de forma automática, da melhor maneira que descobrimos até o momento atual de nossas vidas, sem sequer termos que pensar a respeito – mas sugere que os hábitos não são compatíveis com a tarefa de inovar.

Forçar-nos (a nós mesmos, digo) a criar novos hábitos, segundo a autora,  deflagra a criação de novas sinapses entre nossos neurônios e até mesmo a criação de novas unidades dessas células cerebrais, abrindo “caminhos no raciocínio” fisicamente impossíveis até então.

“Quanto mais nos aventuramos fora de nossa zona de conforto, mais criativo nos tornamos no ambiente de trabalho e na vida pessoal.”

O caminho, ainda segundo a autora, é fazer coisas de forma diferente no dia-a-dia ou até mesmo procurar a orientação de outra pessoa que pense de forma diferente de você. Desde que você não sucumba à auto-censura dos hábitos criados ao longo da vida, seu cérebro será obrigado a criar as novas sinapses para tratar as novas situações.

(Eu diria que é fácil experimentar: use o mouse com a mão esquerda, mude suas barras de ferramentas de lugar, leia sobre novos assuntos, comece seus raciocínios de outra forma…)

Este post, aliás, me indica que preciso inserir na metodologia que estou me atrevendo a rascunhar um tópico sobre inteligência competitiva.

Um pensamento sobre “Velhos hábitos versus a necessidade de inovar

  1. Não conseguí parar para escrever com calma sobre o artigo, mas o bom da dinâmica da blogosfera é a comunidade pode somar as nossas insuficiencias e acabamos por descobrir blogs interessantes. Saudações Marcelo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s