APQC’s KM Maturity Model (KMMM)

Coincidentemente, poucos dias depois de eu ter comentado quase positivamente sobre o modelo de Gestão do Conhecimento pregado pela The Know Network no prêmio MAKE, a APQC publicou ontem no blog KMEdge um post sobre seu modelo de GC chamado “KMMM” (Knowledge Management Maturity Model).

Apesar do desagrado inicial que senti por ver mais uma vez alguém reproduzindo a estratégia de níveis de maturidade que consagrou o CMM (Capability Maturity Model) da universidade Carnegie-Mellon, voltada principalmente a software, me senti satisfeito ao saber que o KMMM é uma representação para o “APQC’s Roadmap to KM” – que não é novo – e se apóia em 15 anos de experiência em cases de mais de 100 organizações.

Depois de ler o PDF de introdução ao modelo li também o artigo KM Overview – e cheguei à conclusão de que a abordagem da APQC é bastante interessante.

Tenho encontrado um pouco de dificuldade para encontrar um parecer objetivo sobre a história e as atividades da APQC, inclusive no Brasil – o que me deixaria mais tranqüilo para recomendar seu modelo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s