Aplicativos para Gestão de Informação Desestruturada (UIMA)

É preciso repetir sempre: Tecnologia da Informação não é sinônimo de Gestão do Conhecimento. Tecnologia da Informação não é sinônimo de Gestão do Conhecimento. Tecnologia da Informação não é sinônimo de Gestão do Conhecimento.

Ok, dito isso, me permitam dizer que é difícil não se impressionar com a rapidez no desenvolvimento de novas ferramentas a serviço da GC. (E a serviço de muitas outras ciências.)

Uma dica de meu amigo Flávio Arruda, arquiteto de software, me permitiu conhecer um movimento da indústria de software chamado Unstructured Information Management (UIMA).UIMA

Eis a descrição, obtida da página do UIMA no site da Fundação Apache:

Unstructured Information Management applications are software systems that analyze large volumes of unstructured information in order to discover knowledge that is relevant to an end user. UIMA is a framework and SDK for developing such applications. An example UIM application might ingest plain text and identify entities, such as persons, places, organizations; or relations, such as works-for or located-at. UIMA enables such an application to be decomposed into components, for example “language identification” -> “language specific segmentation” -> “sentence boundary detection” -> “entity detection (person/place names etc.)”.

Não é atraente a possibilidade de varrer grandes repositórios de informação e encontrar entidades e correlações?

Mas não se esqueçam: Tecnologia da Informação não é sinônimo de Gestão do Conhecimento. Nenhum resultado produzido por um software fará sentido se você não souber quais são as competências essenciais de sua organização, quais são as informações estratégicas, não possuir um processo para tratá-las e se as pessoas não estiverem preparadas e engajadas para fazê-lo.

Um pensamento sobre “Aplicativos para Gestão de Informação Desestruturada (UIMA)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s