Web 2.0 em guerra com a Gestão do Conhecimento?

O post “Mídia Social vs. Gestão do Conhecimento” do blog de Fabiano Caruso que mencionei em meu post anterior faz menção também ao artigo “Social Media vs. Knowledge Management: A Generational War” de Venkatesh G. Rao, que resolvi ler com mais cuidado. Confesso que não entendi muito bem a proposta pelo resumo de Fabiano, então recorri diretamente à fonte (veja que beleza esta característica dos blogs!) e cheguei às minhas próprias conclusões.

Em um resumo resumidíssimo, o autor afirma que profissionais de gestão do conhecimento e profissionais especializados em mídia social estão em guerra, embora muitos não o tenham percebido; dizem que estão falando a mesma coisa, mas não estão; se consideram (ambos) auto-suficientes, e não estão dispostos a ouvir a abordagem do “grupo oponente”. Em disputa, a princesa: o cliente antenado que anseia pela solução para seus problemas (o Enterprise 2.0).

Eis o trecho inicial da argumentação: “KM and SM look very similar on the surface, but are actually radically different at multiple levels, both cultural and technical, and are locked in an undeclared cultural war for the soul of Enterprise 2.0.

Bem, li o artigo e acredito que não há conflito. Não segundo minhas próprias definições, em que a gestão do conhecimento tem por objetivo preservar e desenvolver conhecimentos que são estratégicos para a corporação e iniciativas de “mídia social” (de colaboração em massa) são práticas genéricas que podem estar a serviço da GC – assim como podem estar a serviço do Marketing, do desenvolvimento de software ou da mais pura diversão.

Entendo que as iniciativas de colaboração – assim como as práticas de gestão de recursos humanos, as ferramentas de tecnologia de informação e as práticas de gestão de processo, entre outras – têm seus próprios propósitos e sua própria evolução. E por vezes, sim, serão úteis à gestão do conhecimento. Afinal, às vezes poderá ser útil promover a conversação, presencial ou remota. E às vezes não. Acredito que nem só de colaboração viverá a GC. Ou seja: Web 2.0 não basta às organizações.

Por fim, a profecia de Venkatesh no tópico How the War Will End: “KM will quietly die, and SM will win the soul of Enterprise 2.0, with the Gen X (*) leadership quietly slipping the best of the KM ideas into SM as they guide the bottom-up revolution.

(*) O autor descreve o conflito como um conflito de valores e visões entre os baby-boomers e a geração Y (diferenças que, de fato, devem existir e ter suas implicações práticas). Entre as duas está a geração X, dos trintões e quarentões (a que eu pertenço).

Sim, é possível que esse seja o futuro cenário. Mas não o vejo assim fatídico – e sim como um natural processo evolutivo.

Seria Venkatesh um caso como o dos japoneses do interior do Brasil que por vários anos após o final da segunda guerra mundial acreditavam que o Japão ainda estava em guerra (ou seja, a guerra existia apenas em suas realidades imaginárias)? Ou serei eu um daqueles a quem o sr. Venkatesh se referia quando disse que “most of the combatants don’t even realize they are in a war“?

2 pensamentos sobre “Web 2.0 em guerra com a Gestão do Conhecimento?

  1. Após ler o seu post percebí que dei a impressão no meu blog que estava tentando fazer um resumo dos artigos que indiquei. Mas minha idéia era apenas tecer alguns comentários relacionados a minha experência profissional sobre o tema (vou tentar melhorar um pouco o meu texto por lá – tenho estado ausente do meu blog e das boas discussões nos últimos meses). Obrigado pelo toque. Abraços.

  2. Pingback: Leandro Cianconi » A possível guerra entre a gestão do conhecimento e as mídias sociais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s