Handbook de tecnologias emergentes para a aprendizagem

Este é um post curto e objetivo.

O blog Elearningpost trouxe-me o post (também curtíssimo) “Handbook of emerging technologies for learning“, que nos leva ao “Handbook of Emerging Technologies for Learning” do Learning Technologies Centre (LTC).

Não li extensamente o handbook, mas acho a iniciativa digna de nota. Seus autores avaliaram e documentaram a aplicabilidade de diversas novas tecnologias da informação às iniciativas de aprendizagem. Concordando com seus critérios ou não, um compêndio é sempre um bom começo.

Um pensamento sobre “Handbook de tecnologias emergentes para a aprendizagem

  1. Uma leitura (ainda não concluída) do handbook me mostrou que o mesmo é mais que apenas um compêndio de tecnologias para uso no ensino.
    Os autores defendem que o papel das instituições de ensino mudou – de monopolistas das informações para responsáveis pela capacitação dos indivíduos no provimento de sentido às informações que hoje estão livres e autônomos para coletar.
    Em complemento, propõem o conceito de conectivismo – que em resumo prega que a construção do sentido ocorrem nas conexões em três níveis (entre neurônios, entre conceitos e entre grupos sociais).
    Wow, eu diria. Farei uma leitura cuidadosa.
    Essa proposta afeta minha forma de entender o papel da docência, o ensino à distância e a utilidade das ferramentas de web 2.0.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s