Modelo de processos e tecnologia de gestão de conteúdo corporativo (ECM)

Hoje, em uma leitura do relatório “AIIM Market IQ – Content Creation and Delivery: The On-Ramps and Off-Ramps of ECM” publicado pela AIIM (Association for Information and Image Management), me deparei com um modelo interessante de conciliação dos processos e tecnologias de ECM.

Extraí do documento o diagrama que o representa. Infelizmente não o encontrei publicado adequadamente em nenhum lugar. Ei-lo:

aiim-ecm-lifecycle-component-model

É um modelo bastante didático e lúdico que guardarei em minha caixa de ferramentas para que eu não tenha que construir o meu próprio.

A propósito: ECM (Enterprise Content Management, ou “gestão do conteúdo corporativo”) abrange os processos e tecnologias para gestão da criação, armazenamento, disponibilização e distribuição de todo o conteúdo gerado pelas operações de uma organização – em papel ou digital. 

Deixarei para outras rodas a discussão sobre a eventual diferença entre gestão de informação e ECM. (Se eu tiver que dizer algo sobre isso em 5 segundos, eu diria: o ECM garante o foco no “Enterprise”.)

Um pensamento sobre “Modelo de processos e tecnologia de gestão de conteúdo corporativo (ECM)

Deixe uma resposta

