Há espaço para mais um livro sobre Gestão do Conhecimento?

Tenho pensado muito em escrever um livro sobre Gestão do Conhecimento. (Minha esposa-consultora, aliás, tem me estimulado muito a pensar seriamente no assunto e a me organizar para que esse livro se concretize. Sem esse estímulo eu facilmente colocaria o projeto na minha lista de meros desejos.)

A questão que me ocorre é a do título deste post: há espaço para mais um livro sobre Gestão do Conhecimento?

Já li um punhado deles – muitos certamente bons, outros bons em certos aspectos.

Fiz também uma pesquisa rápida em livrarias virtuais e encontrei os seguintes resultados

  • Livraria Cultura = 41 livros sobre/em torno do tema “gestão do conhecimento”
  • Livraria FNAC = 32  livros sobre/em torno do tema “gestão do conhecimento”
  • Site Submarino = 2179 (!) livros sobre/em torno do tema “gestão do conhecimento” (certamente há muito joio no meio desse trigo)
  • Amazon.com = 50 livros (sobre “knowledge management”, neste caso)

Apesar das dezenas de livros publicados sobre o assunto (em torno de 20, eu diria, apesar dos resultados na buscas acima) acredito poder contribuir para o cenário da GC com um livro diferente, pautado pelo esforço em tornar compreensível o tanto de coisas que são ditas por aí em nome da gestão do conhecimento. Uma abordagem como “gestão do conhecimento de forma objetiva” ou – usando o termo que tenho discutido com meus colegas André Saito e Gabriel Magalhães – uma “gestão do conhecimento pragmática”.

Meus colegas e alunos – que conhecem meu jeito de ser em sala de aula e portanto conseguem entender meu modelo mental – provavelmente conseguirão imaginar o que tenho em mente. Frases do tipo “mas o que afinal de contas o autor dessa teoria quis dizer com isso?” e “o que X parece ter a ver com Y?” são comuns para mim e é assim que pretendo abordar o tema no livro.

Haverá espaço para mais esse livro?

Estou trabalhando o sumário para o livro e estou aberto a sugestões.

4 pensamentos sobre “Há espaço para mais um livro sobre Gestão do Conhecimento?

  1. Marcelo,

    Acredito que a lacuna vaga nos livros sobre GC é alinhar o discurso à prática. Talvez não haveria espaço para mais um livro teórico. Mas colocar ações práticas e talvez cases de sucesso seria uma boa aposta.

    Abraços,

  2. Caro Marcelo;

    Já tenho te visto em “ação” explicando teorias de GC. Esta tua nova visão sobre uma gestão do conhecimento pragmática, talvés seja o que muitos precisam para entender o que realmente seja gc e suas potencialidades ainda intocadas.
    Ânimo Marcelo, ainda há espaço para este tipo de livros!

    []s

  3. Escreva sim! Independente da quantidade de livros sobre o assunto, é sempre muito rica a visão de outras pessoas. A sua visão é única, assim como será seu livro. Mãos à obra!

  4. Caro Marcelo

    O mercado carece de livros sobre “práticas reais” de GC. Cases brasileiros de sucesso mas, principalmente os (vários) cases de insucesso.

    E pra você? Sucesso no seu livro!

Deixe uma resposta

