Promon Engenharia é a vencedora do Prêmio MAKE Brasil 2009

MAKE

Foi hoje e foi muito bom.

Acabo de chegar em casa após um dia intenso em informações na cerimônia de apresentação dos finalistas e entrega do prêmio MAKE (Most Admired Knowledge Enterprise) no Senac Consolação.

Foi um dia muito bom, em primeiro lugar, porque ganhamos o prêmio maior. A Promon Engenharia conquistou o prêmio de Empresa Mais Admirada pelo Conhecimento no Brasil segundo os critérios MAKE.

Entendo que foi uma disputa acirrada pois os casos da Embraer (apresentado por Émerson Freitas) e da Petrobrás (apresentado por Ariane Gonçalves), em especial, eram bastante abrangentes e estruturados.

Em segundo lugar, o dia foi muito bom porque foi possível obter diversos insights a partir  das apresentações dos finalistas.

Me chamaram a atenção (num rápido registro) a apresentação de processos muito organizados para a implementação da GC (visíveis no caso da Essencis, da Petrobrás e da Uniodonto), o forte vínculo à estratégia empresarial para definir o que é (e o que não é) importante gerenciar, o confronto entre compartilhar e proteger o conhecimento e a necessidade de se criar uma entidade na organização que se responsabilize por esse processo de governança.

Em especial achei interessante a decisão da Documentar em implementar a Gestão do Conhecimento para uso próprio e para criação de uma nova linha de negócios em seu portifólio; achei instigante a decisão do Tabelionato Fischer em manter o uso de um abordagem lúdica em suas ações mesmo em um momento em que seus processos de planejamento estratégico e governança estão visivelmente profissionalizados; e achei muito enriquecedor o repertório de ações adotado ou programado pela Embraer e pela Petrobrás.

E eu ainda preciso pensar melhor sobre a distinção feita pela Embraer entre a aplicação do Lean Manufacturing (aplicada a toda a organização) e a aplicação da Gestão do Conhecimento (aplicada somente a algumas unidades em função de seu custo-benefício).

O compartilhamento das melhores práticas foi o foco da Manserv (com seus impressionantes 11.000 funcionários) e da Uniodonto (fazendo a GC no modelo de cooperativa). Daiichi-Sankyo abordou a colaboração da comunidade em sua GiiMiiPedia.

E a Embria… bem, a Embria não apareceu. E infelizmente nem consigo inferir nada a partir de seu website, pois o mesmo me proíbe de acessá-lo sem ter um Internet Explorer. Como meu notebook roda Linux e uso os browsers Firefox e Chrome, estou sendo barrado na entrada. (😉 É apenas um resmungo de minha parte – depois acessarei o website de algum equipamento com Windows.)

Em breve teremos a divulgação oficial da TNK Brasil.

6 pensamentos sobre “Promon Engenharia é a vencedora do Prêmio MAKE Brasil 2009

  1. Olá Marcelo:

    Parabens pela premiação!
    Eu estava indeciso entre o projeto da PetroBras (pois ví semelhanças ao identificar a perda de conhecimento crítico e as ferramentas para impedí-lo, lembra?) e a PROMON.
    Em todo caso; parabens pelo merecido prêmio!

    Abraços

    Lionel

  2. Marcelo
    Parabéns pelo merecido prêmio.
    Nós, do Sistema Uniodonto, ficamos felizes por ladearmos Empresas tão importantes no cenário nacional.
    Seguindo no caminho da gestão do conhecimento, conseguimos ótimos resultados dentro do segmento da saúde suplementar odontológica, e ter participado do evento, nos possibilitou uma deliciosa troca de experiências.
    Muitos sorrisos e um grande abraço.

    • Agradeço por seus cumprimentos, Silney.
      Também não posso deixar de cumprimentar sua equipe na Uniodonto pelo excelente trabalho demonstrado no evento.
      Como bem sabemos, resultados como aqueles apresentados somente são possíveis mediante uma visão e objetivos claros, e a dedicação à sua concretização. Os resultados – embora soe óbvio – são apenas resultados.
      Parabéns pelo ótimo trabalho.
      Tenho a certeza de que continuaremos nos encontrando nos próximos eventos e grupos de trabalho dedicados ao desenvolvimento da GC no Brasil.
      Um abraço!
      Marcelo Yamada

  3. Parabéns Marcelo pelo primeiro lugar da PROMON no MAKE Award Brasil 2009. Foi bastante merecido.

    Nós da Emplasa ficamos orgulhosos e honrados de estarmos na companhia de grandes empresas nacionais.

    Nós da área pública penamos para inovar pela falta de recursos orçamentários; pelas resistências. Aprendemos bastante no dia do seminário com as várias práticas apresentadas e vamos aproveitar, com certeza, o conhecimento adquirido pelas práticas apresentadas.

    abraços

    Gilberto Ramos Alves

    • Obrigado, Gilberto, por seus cumprimentos.

      É motivo de grande satisfação podermos participar da criação de um novo fórum onde poderemos compartilhar experiências com outras organizações do mercado engajadas no amadurecimento das práticas de gestão do conhecimento.

      O caso da Emplasa nos demonstra que com a dedicação obstinada de uma equipe de trabalho é possível ultrapassar as barreiras burocráticas e orçamentárias.

      Promover tal dedicação, por outro lado, seria um obstáculo ainda maior, o que prova o grande valor que vocês têm em mãos.

      Parabéns a toda a equipe.

      Um abraço.

      Marcelo Yamada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s