Desafio para implementação de mudanças: as pessoas conseguem ver lógica em qualquer coisa em que acreditem

Um achado interessante no blog Anecdote: o post More proof that emotion is a powerful force in making sense of information.

 O autor do artigo (Shawn) menciona um estudo do neurocientista Drew Westen que descobriu (analisando as reações de políticos Democratas e Republicanos diante de afirmações contraditórias do próprio partido e do partido oposto) que as pessoas conseguem rapidamente ignorar suas próprias contradições através de raciocínios falhos criados por si próprios.

Ou seja: qualquer pessoa consegue justificar a si mesmo a crença em qualquer fato que deseje.

Mas qual é o significado disso?

Isso significa que você somente conseguirá promover mudanças reais nos modelos mentais (típicas em esforços para mudança de cultura) se conseguir fazer as pessoas acreditarem no que você está propondo – o que sugere uma grande importância dos líderes na mudança dos comportamentos individuais e, em decorrência, do comportamento das equipes.

Este assunto traz de volta o tema “gestão de fatores de influência como ferramenta” que abordei no post Extensão dos motivos para se compartilhar conhecimento.

Um pensamento sobre “Desafio para implementação de mudanças: as pessoas conseguem ver lógica em qualquer coisa em que acreditem

  1. Sim, isto é um fato.
    Aliás, terminei semana passada um livro que falava sobre isso também e o achei bárbaro. Não se se você já ouviu falar de Jonathan Haidt, filósofo e psicólogo social.
    Em seu livro The Happiness Hypothesis (em português, argh, Uma vida que vale a pena) ele compila uma série de pesquisas de comportamento humano. O objetivo é descobrir o que é felicidade e como alcançá-la mas para isso ele disseca nossos comportamentos, suas origens, as reações, nossas preferências, as origens dos pessimistas e otimistas, etc.
    Apesar do título não é auto-ajuda mas um livro científico, com referência a respeito das pesquisas citadas e nos ajuda, como gestores, a compreender melhor o comportamento das pessoas afim de liderá-las rumo aos objetivos.

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