Social Technographics: uma evolução da Regra do 1%

Aqueles que acompanham este blog já devem ter visto por aqui uma menção à Regra do 1%:

It’s an emerging rule of thumb that suggests that if you get a group of 100 people online then one will create content, 10 will “interact” with it (commenting or offering improvements) and the other 89 will just view it.

Essa regra criada a partir de estatísticas praticamente classificava os usuários de sites colaborativos (blogs, wikis, etc.) em três grupos: aqueles que criam, aqueles que comentam e aqueles que somente lêem. (Costumo relembrar os amigos de que esse é um comportamente eficaz, do ponto de vista de compartilhamento de informações e conhecimento.)

Bem, Charlene Li e Josh Bernoff apresentam em seu livro Groundswell uma classificação diferente, com mais grupos e talvez por isso mais útil. É possível conhecer a proposta dos autores no blog do Groundswell, no site da Forrester: http://blogs.forrester.com/groundswell/2010/01/conversationalists-get-onto-the-ladder.html

O comportamento dos usuários poderia ser classificado da seguinte forma, com sobreposições:

O livro vale a pena, é claro, por diversos motivos. Primeiro porque detalha essa classificação. Mas principalmente porque traz a proposta POST (People, Objective, Strategy, Technology), da Forrester. Passei a dar mais valor a esse acrônimo recentemente.

Um pensamento sobre “Social Technographics: uma evolução da Regra do 1%

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