E-mail é a principal ferramenta de compartilhamento de conteúdo

Tiago Dória publicou em seu blog homônimo o artigo Após 29 anos, o e-mail continua firme e forte, em que compartilha – com apoio de diversas referências – que o e-mail é a principal ferramenta de compartilhamento de conteúdo, muito longe dos concorrentes mais chamativos como Orkut, Facebook, MySpace, Twitter e outros.

Os argumentos vocês podem ler diretamente lá. Mas é fácil concordar que os e-mails, sim, são mais populares – porque têm uma base de usuários mais antiga e abrangente, além de outras características apontadas nas referências (como privacidade).

A questão é: devemos reconhecer o e-mail como ferramenta de compartilhamento e colaboração ou elaborar estratagemas para trazer esse público para as ferramentas colaborativas mais recentes?

Meu palpite: do ponto de vista da gestão do conhecimento corporativo, e-mails não são a melhor opção – pois os mailboxes são individuais. Os repositórios coletivos serão sempre mais seguros no longo prazo.

Mas ainda assim a solução pode não ser a migração forçada de usuários para ferramentas de colaboração. Uma solução simples é o arquivamento das mensagens de correio eletrônico em servidores compartilhados.

E até agora não conheço nada tão eficiente quanto o recurso de pastas públicas dos servidores Microsoft Exchange. Ou recursos similares de servidores concorrentes. E repito para a Microsoft o que outros tantos administradores de correio eletrônico já estão dizendo em outros fóruns: o Sharepoint não é um substituto adequado. Faltam-lhe a navegabilidade e facilidade de busca característicos do cliente de correio (como o Microsoft Outlook ou qualquer outro similar).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s