3.13. A utilidade da TI (Tecnologia da Informação) na gestão do conhecimento

Em primeiro lugar, a ressalva importante (que corre o risco de passar a ser ignorada por ter se tornado um clichê):

a implementação da gestão do conhecimento não se traduz na implantação de um conjunto de ferramentas de software.

Uma afirmação mais correta é: “a implementação da gestão do conhecimento não se traduz APENAS na implantação de um conjunto de ferramentas de software”.

Sim, é possível implantar a gestão do conhecimento em sua organização sem ferramentas de software, mas elas podem ser de extremo auxílio à causa.

E não é preciso, necessariamente, implantar um pacote integrado cheio de funcionalidades fornecido por uma empresa de mercado especializada em soluções para apoio à gestão do conhecimento.

Soluções desse tipo em geral incluem recursos de troca de mensagens, registro de conhecimentos, mecanismos de buscas, cadastramento de competências pessoais, representação gráfica dessas informações todas e outros recursos do gênero.

Em geral, esses recursos podem ser encontrados nos sistemas corporativos já existentes. Não estarão todos integrados em um único meio de acesso, mas a falta de orçamento para aquisição de ferramentas não será a justificativa para cancelamento de seu projeto de GC.

Na verdade, até mesmo um bom conjunto de planilhas eletrônicas permitirá o início de um projeto de GC, e poderá suportar até que seu crescimento – como fruto da popularidade alcançada – justifique investimentos maiores em tecnologia.

De que forma as ferramentas de software podem auxiliar a GC

Uma lista, a detalhar posteriormente:

  • Catalogação de conhecimentos
    • Registro de conhecimento explícito (informações e documentação de processos)
    • “Registro” de conhecimento tácito (diretório de especialistas, indicando “quem sabe o que”)
    • Implementação de conhecimento implícito (processos automatizados)
    • Mecanismo de busca (para encontrar os conhecimentos nos três formatos, quando precisar)
  • Promoção do trabalho coletivo (fazendo uso da “inteligência coletiva” na solução de problemas)
    • recursos para trabalho à distância entre membros de localidades diferentes
    • ferramentas para edição colaborativa de documentos
  • Apoio à gestão (o “G” da GC)
    • ferramentas de representação gráfica do conteúdo catalogado

Por que as ferramentas de TI não são suficientes

1) Porque sua organização precisa desenvolver processos de gestão do conhecimento

  • processos operacionais
  • processos de gestão

2) Porque as pessoas são os responsáveis pela execução dos processos e precisam estar envolvidas, preparadas e dispostas

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