5.3. Como organizar o conhecimento gerenciado

Após algum tempo documentando conhecimentos relevantes em formato explícito – ou seja, por escrito – se tornará evidente que um sistema de classificação das informações (informação é conhecimento, neste caso) é necessário.

Crie uma taxonomia facetada – definindo múltiplos atributos sob os quais os conhecimentos documentados possam ser classificados simultaneamente.

Os conhecimentos documentados, em termos práticos, serão arquivos de formatos conhecidos (planilhas do Microsoft Excel, documentos do Microsoft Word ou slides do Microsoft Powerpoint, por exemplo) ou em formatos mais proprietários (de ferramentas de documentação de processos ou de desenho de mapas mentais, por exemplo).

Caso sua organização possua uma solução de gerenciamento eletrônico de documentos,  os atributos da taxonomia facetada poderão se implementados como metadados de identificação dos arquivos.

Caso sua organização ainda não possua este tipo de solução de armazenamento, então provavelmente seus arquivos serão armazenados em servidores de arquivos comuns. Neste caso, crie uma (ou algumas) planilha(s) para registrar cada arquivo e seus metadados associados.

Mas observe que essas planilhas também podem registrar os conhecimentos implícitos e tácitos identificados – e elas poderão, então, ser chamadas de páginas amarelas do conhecimento.

A catalogação de conhecimento tácito pode se parecer um pouco com uma iniciativa de gestão de competências, em geral conduzida pela unidade corporativa de Recursos Humanos. A diferença fundamental a se lembrar, neste caso, é que uma competência, por definição, é mais que conhecimento: competência = conhecimentos + habilidades + atitudes (conjunto também conhecido como “CHA”). 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s